Estabelecimentos turísticos criaram 27 mil novos postos de trabalho
As referidas casas de pasto foram implantadas nas capitais provinciais, distritos e localidades.
Mais de 27 mil novos postos de trabalho foram criados nos últimos cinco anos, graças a implantação de 837 novos estabelecimentos turísticos de alojamento, laser e diversão em Moçambique.
Uma nota do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) adianta que para além da construção de novos estabelecimentos, regista-se a ampliação e modernização dos já existentes, criando condições para uma maior e melhor oferta de emprego, sobretudo para as populações locais.
Estes dados foram facultados pelo Secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Industria Hoteleira, Turismo e Similares (SINTIHOTS), Luís Macuácua, durante uma audiência concedida pela Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, a aquele movimento sindical.
Na ocasião, os representantes do sindicato destacaram o facto de estarem a surgir novos e modernos empreendimentos que colocam desafios a capacidade de prestação de serviços hoteleiros aos trabalhadores do sector.
Como forma de ultrapassar a barreira, foram estabelecidas parceiras entre a SINTIHOTS e a Federação Moçambicana de Hotelaria e Turismo (FEMOTUR) com vista a capacitar os profissionais desta área para melhor servirem aos clientes, bem como buscarem soluções para outros entraves ao desenvolvimento do sector.
Um dos entraves indicados por Macuácua é a ausência de um qualificador profissional para distinguir o recepcionista do empregado de mesa ou arrumadeira de quarto.
Outro constrangimento está na formação profissional para que os trabalhadores possam responder satisfatoriamente as exigências vigentes deste ramo específico e complexo. Inquieta ainda aos trabalhadores o pagamento de abaixo do mínimo estabelecido por lei, lamentou Macuácua.
A ministra destacou o trabalho desenvolvido pela SINTIHOTS para a criação de relações de trabalho digno e distribuição justa de rendimentos. Tendo em seguida saudado a postura dos empregadores para que a liberdade sindical e o exercício do diálogo social entre o sindicato e empregadores seja efectivo a partir dos postos de trabalho.
Essa postura, conjugada com o trabalho levado a cabo ao nível da Comissão Consultiva do Trabalho (CCT) pelo Governo, Empregadores e Sindicatos tem contribuído para a paz laboral que se vive no país, disse Vitória Diogo.
O SINTIHOTS congrega mais de 61 mil trabalhadores, dos quais 28 mil são mulheres, enquadrados em mais de seis mil estabelecimentos de Hotelaria, Turismo e Similares existentes em todo o país.