Época chuvosa: Governo decreta alerta Laranja
O Governo decretou alerta laranja para fazer face a qualquer situação de ocorrência de calamidades nesta época chuvosa.
O alerta institucional foi accionado, esta quinta-feira em Maputo, durante o Conselho Coordenador de Gestão de Calamidades, órgão dirigido pelo Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário.
“Calor significa seca, calor significa chuvas no sul e norte do país, há registo de chuvas em alguns locais do país, a seca está aí, no norte de Gaza,por exemplo. A terra está a tremer em Manica e então não podemos estar alheios a esses fenómenos. Nós somos um governo que deve actuar na prevenção, não queremos agir na componente de intervenção para corrigir, para evitarmos que as calamidades tirem vida as pessoas e não queremos que ninguém morra por chuvas ou por seca. Não queremos que a fome se instale no nosso país, então temos que trabalhar na forma preventiva”, disse o Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, a propósito do alerta laranja decretado esta quinta-feira pelo Governo no decurso do Conselho Coordenador de Gestão de Calamidades.
O Plano de Contigência aprovado pelo Governo para este período chuvoso é estimado em cerca de duzentos e seis milhões de meticais.( RM)