Encontro Nyusi/Dhlakama um passo rumo reposição da confiança
A delegação da União Europeia (UE) em Moçambique considera que o encontro havido domingo entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, constituiu mais um passo importante rumo a edificação d confiança mútua.
A acepção está contida em um comunicado de imprensa da UE, recebido hoje pela Redacção da AIM, onde congratula igualmente os dois líderes que se reuniram no domingo, nas matas de Gorongosa, na província de Sofala, no centro de Moçambique.
O encontro de ontem entre o Presidente Filipe Nyusi e o líder da Renamo Afonso Dhlakama na Gorongosa constituiu mais um passo importante na edificação de uma confiança mútua, lê-se no comunicado.
O comunicado da UE é emitido um dia depois de a Presidência da República enviar uma nota de imprensa a anunciar que os dois dirigentes mantiveram um encontro algures na serra de Gorongosa.
Os dois líderes chegaram, no domingo, a um entendimento sobre os próximos passos no processo da paz, que se espera seja concluída até ao fim do ano em curso.
No encontro Nyusi e Dhlakama acordaram igualmente que iriam manter o mecanismo de diálogo e acompanhar de perto o trabalho das duas comissões, visando um novo encontro, em breve, para preparar os passos finais.
O mais recente encontro entre o estadista moçambicano e o líder do maior partido da oposição acontece numa altura em que as duas comissões criadas no início do ano, para lidar com as questões da descentralização e assuntos militares continuam engajadas na busca de consensos sobre as matérias que lhes foram incumbidas.
(AIM)