Empresários zimbabweanos exploram oportunidades de negócios em Tete
Empresários zimbabweanos, de diferentes áreas de actividade, concluíram sexta-feira um seminário sobre comércio e investimentos promovido pela ZimTrade, que tinha por objectivo explorar as oportunidades de negócios com os seus pares da província central de Tete, em Moçambique.
No encontro, a secretária permanente de Tete, Lina Portugal, disse que se regista uma tendência crescente de exportações daquela província para o Zimbabwe, sobretudo de produtos tais como peixe seco (kapenta), algodão, explosivos para mineração, entre outros.
“O ambiente de negócios em Moçambique e na província de Tete, em particular, tem merecido nos últimos tempos uma atenção especial por parte do nosso governo e a simplificação do sistema de requisitos e de procedimentos para o processo de licenciamento das actividades económicas é uma realidade”, sublinhou.
“Nesta perspectiva, gostaríamos de convidar todos os empresários aqui presentes, quer zimbabweanos, quer moçambicanos, para que, dentro das oportunidades de investimento e de negócios, tirem o maior proveito, tendo em conta que a província de Tete dispõe de uma vasta gama de recursos naturais”, acrescentou.
Frisou que Tete possui um grande potencial agro-pecuário susceptível de transformação para agregar maior valor comercial, ainda que não possua unidades de processamento apropriadas, o que impõe a criação de mecanismos tendentes a tornar o sector empresarial cada vez mais proactivo para inverter este cenário.
A fonte disse ainda que nos últimos anos nota-se um aumento da actividade comercial entre os países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Por isso, o evento constituiu uma oportunidade ímpar para a análise do desempenho da actividade empresarial local e um momento privilegiado para a aprendizagem, diálogo e procura de soluções para ultrapassar as barreiras que este sector enfrenta.
“Estamos convictos de que as discussões que tiveram lugar durante as sessões de debate e diálogo irão catapultar o nosso conhecimento, constituindo uma plataforma para enfrentarmos os desafios do sector privado a nível provincial e regional”, destacou.
A directora de operações da Zimtrade, Vuyiswa Mafu, disse, por seu turno que os empresários do seu país saem da província de Tete imensamente satisfeitos, pela troca de experiencias e parcerias estabelecidas com os homens de negócios da província de Tete.
“Saberemos tirar proveito do que aprendemos aqui com os empresários desta província, que consideramos que é muita rica em recursos naturais e também o ambiente de negócio ses favorável para o Zimbabwe”, assegurou.
Importa referir que a ZimTrade é uma organização nacional de desenvolvimento e promoção comercial do Zimbabwe
(AIM)