Imprensa

Empoderamento da mulher só pode ser alcançado num ambiente pacífico

03/03/2016 09:21
Empoderamento da mulher só pode ser alcançado num ambiente pacífico

A Primeira-Dama, Isaura Nyusi, defendeu hoje, em Maputo, que o empoderamento da mulher moçambicana é um bem que se pode alcançar apenas num ambiente pacífico, onde residem a dignidade e os valores mais nobres dos seres humanos.

Falando no lançamento das comemorações alusivas ao mês da mulher por ocasião do dia internacional da mulher (8 de Março) e da mulher moçambicana (7 de Abril), a Esposa do Presidente da Republica disse que a mulher, em particular, e a sociedade, em geral, devem aproveitar a oportunidade para reflectir e fortalecer a partilha de ideias que renovem, entre os cidadãos, o compromisso de construção de uma sociedade onde todos gozem de direitos e liberdades e tenham igualdade de oportunidades.
“Neste sentido, somos todos, homens e mulheres, chamados a contribuir para a paz a nível individual, familiar, comunitário e nacional”, disse Isaura Nyusi.
A Primeira-Dama destacou que a promoção da igualdade e equidade de género são uma das prioridades do Governo moçambicano.
“Estamos cientes que a igualdade entre homens e mulheres no acesso aos serviços básicos e recursos produtivos é uma questão de direitos humanos”, disse.
Isaura Nyusi reconhece que ainda prevalecem desafios como o combate a violência doméstica contra a mulher e a prevenção do cancro do colo do útero e da mama, entre outros, que afectam as mulheres.
Na ocasião, a governadora da cidade de Maputo, Iolanda Cintura, destacou a importância da educação das mulheres.

“Educar uma mulher é educar uma Nação. Então, gostaríamos de fazer uso desse pressuposto para condenar de forma veemente todas as acções que tem em vista minar este brioso papel da mulher”, disse 
(AIM)