Embaixador da UE prevé avanços notáveis para alcance da paz
O Embaixador da União Europeia em Moçambique, Sven Khun Von Burgsdorff, disse hoje ter a convicção de que nos próximos dias serão registados avanços notáveis que poderão contribuir para a restauração de uma paz duradoira no país.
Burgsdorff falava, em Maputo, minutos depois de uma audiência concedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Tenho a convicção que nos próximos dias e semanas haverá avanços notáveis. Estamos dispostos e prontos a apoiar de todos os meios disponíveis, disse Burgsdorff a jornalistas, acrescentando que a conversa com o Estadista moçambicano foi construtiva, transparente a aberta.
Nyusi recebeu ainda hoje, em audiência, a embaixadora da Noruega, Anne Lene Dale.
A diplomata revelou que a conversa mantida com o Chefe de Estado centrou-se na questão da paz.
Discutimos a situação e esperamos que se alcance a paz em Moçambique, pois é importante para o desenvolvimento do povo, disse Anne Lene Dale.
Um entendimento entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, culminou com o prolongamento da suspensão das hostilidades para dois meses, depois de uma trégua de sete dias.
Há mais de quatro anos que o Governo e a Renamo dialogam para acabar com as hostilidades militares no país.
Em Dezembro do ano passado, uma equipa de mediadores internacionais, no segundo ciclo das negociações, abandonou o país sem ainda ser alcançado qualquer consenso sobre os assuntos debatidos na mesa. Na altura, as partes discutiam assuntos relacionados com a descentralização de Moçambique.
(AIM)