Electrificação abrange 25 mil famílias no Niassa
Pelomenos 25 mil famílias e diversas unidades industriais do Niassa serão brevemente ligadas à rede nacional de energia eléctrica no quadro da electrificação rural.
A concretização da intenção passa pela construção de 360 quilómetros de linha de média tensão e 197 KM de baixa, bem como a instalação de 179 postos de transformação (PT´s).
De acordo com Alberto Banze, director de distribuição ao nível da Electricidade de Moçambique (EDM), os trabalhos estão avaliados em 15 milhões de dólares norte-americanos e arrancam dentro em breve.
Acrescentou que o empreiteiro seleccionado está, neste momento, a mobilizar equipamentos e materiais para o arranque da construção das linhas de transporte e de distribuição em diversos distritos da província do Niassa.
Enquanto no Niassa o processo está já numa fase avançada, no distrito turístico de Vilanculo, em Inhambane, o projecto de electrificação ainda está atrasado.
A EDM encontra-se actualmente na fase de “procurement”, que deverá culminar com a selecção da empresa responsável pela execução da empreitada.
Este tipo de iniciativas vão contribuir para a ligação, até ao final do ano, de 200 mil novos consumidores de energia.
Banze assegurou que a expansão da electricidade para mais famílias decorre a bom ritmo.
Paralelamente aos projectos de expansão da rede às zonas ainda sem energia, a empresa garante estar a desenvolver trabalhos com vista à melhoria da qualidade em áreas já electrificadas do país.
Actualmente decorrem trabalhos desta natureza nas províncias de Maputo, Manica, Tete e Cabo Delgado, avaliados em 60.5 milhões de dólares norte-americanos.