Imprensa

Educação recebe 58 milhões de dólares da Parceria Global

28/03/2016 13:20
Educação recebe 58 milhões de dólares da Parceria Global

A Parceria Global para a Educação disponibilizou aproximadamente 58 milhões de dólares para apoiar o sector da educação em Moçambique.

A informação foi avançada hoje, em Maputo, pela directora executiva desta organização que apoia o sector da educação nos países em vias de desenvolvimento, Alice Albright, momentos depois de ter sido recebida, em audiência, pelo Primeiro-Ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário.
“Recentemente, disponibilizámos 57,7 milhões de dólares para reforçar o sistema da educação em Moçambique”, afirmou Albright.
Moçambique é membro desta mesma organização desde 2003. Volvidos mais de 10 anos, a Parceria Global já disponibilizou cerca de 200 milhões de dólares ao país, segundo Albright.
O ministro da educação e desenvolvimento humano, Jorge Ferrão, disse que o montante foi usado para a construção de escolas, distribuição de livros, entre outras actividades de reforço a educação em Moçambique, nos últimos anos. 
Ferrão garante que o montante hoje anunciado por Albright será usado na formação de professores.
“Este ano recebemos cerca de 57 milhões de dólares e vamos trabalhar muito na formação de professores para o ensino pré-primário. Temos, neste momento, uma experiência piloto que começamos ano passado”, disse o ministro.
O ensino pré-primário em Moçambique está sendo reintroduzido em cinco províncias do país, nomeadamente, Nampula, Tete, Gaza, Maputo e Cabo-Delgado.
Alice Albright está de visita a Moçambique desde o dia 22 do corrente mês até a esta sexta-feira. Um total de 60 países são membros da Parceria Global.