Economia moçambicana cresceu dezoito por cento no primeiro trimestre
O Governo moçambicano faz um balanço positivo do desempenho económico do primeiro trimestre, deste ano. Segundo o Ministério da Economia e Finanças, no trimestre passado, houve um crescimento na ordem de 18 por cento, nas receitas do Estado, quando comparado com igual período de 2016, em que se arrecadou 39,6 mil milhões de meticais.
Apesar da suspensão do apoio directo ao orçamento do Estado, redução no fluxo de investimento estrangeiro e das importações e exportações, o Ministério da Economia e Finanças diz que o país registou um crescimento económico no primeiro trimestre.
Falando, esta quarta-feira, à imprensa, o porta-voz do Ministério da Economia e Finanças, Rogério Nkomo, disse que a cessação das hostilidades militares impulsionou a economia, com enfoque nas áreas da agricultura, pesca e construção.
Segundo Rogério Nkomo, as medidas de contenção nas despesas públicas e não contratação de novos funcionários para o Estado, adoptadas pelo governo, contribuíram no crescimento económico.
A melhoria na colecta de receitas impulsionou, igualmente, a economia neste período, olhando para os dados, a seguir, apresentados pelo porta-voz do Ministério da Economia e Finanças, Rogério Nkomo.
Segundo a fonte, cerca de oitenta por cento das despesas do Estado, foram financiadas com recursos internos, enquanto nos anos anteriores, a capacidade estava abaixo dos cinquenta por cento. (RM)