EUA: Encontro Nyusi/Dhlakama passo significativo para paz
Os Estados Unidos da América (EUA), através da sua embaixada em Maputo, consideram que o encontro havido no último Domingo entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo (maior partido da oposição), Afonso Dhlakama, representa mais um passo significativo nos seus esforços comuns para o alcance de uma paz duradoira.
Nyusi e Dhlakama mantiveram o encontro nas matas de Gorongosa, província de Sofala, centro de Moçambique, onde abordaram assuntos referentes aos passos subsequentes a serem tomados no processo da paz, que se espera a sua conclusão até o fim do presente ano.
Segundo um comunicado daquela embaixada, o encontro constitui um passo significativo que irá beneficiar a segurança e a prosperidade do povo moçambicano, na sequência dos entendimentos sobre o alcance da tão almejada paz efectiva.
Como um membro do Grupo de Contacto Internacional, os Estados Unidos saúdam o compromisso dos dois líderes para com o processo de diálogo e permanecem firmes no apoio aos seus esforços, lê-se na nota enviada a AIM.
O encontro acontece numa altura em que as duas comissões criadas no início do ano, para lidar com as questões da descentralização e assuntos militares, continuam engajadas na busca de consensos sobre as matérias que lhes foram incumbidas.
Na segunda-feira, a União Europeia, através da sua delegação em Moçambique, congratulou as partes e considerou o encontro Nyusi/Dhlakama um passo importante rumo a edificação de confiança mútua.
(AIM)