Imprensa

EDM garante melhorias até Maio

28/03/2016 08:29
EDM garante melhorias até Maio

O Fornecimento de energia eléctrica às cidades de Maputo e Matola vai normalizar-se até Maio próximo, após sete meses de restrições derivadas de uma avaria ocorrida em Setembro de 2015 na subestação localizada no Fomento.

A garantia foi recentemente dada por fonte da Electricidade de Moçambique (EDM), falando numa sessão do Governo da Cidade de Maputo, para onde a empresa fora convidada a dar o ponto de situação dos trabalhos com vista à normalização do fornecimento de energia eléctrica na capital.

Num contacto com a Imprensa, Levy Marrengula, porta-voz do Governo da Cidade de Maputo, disse que a EDM garantiu estar a desdobrar-se para que até Maio Maputo, Matola e demais pontos do sul do país afectados pela avaria tenham energia com menos restrições e apagões, tal como ocorre nestes dias.

A empresa pública de electricidade comunicou ao Governo liderado por Iolanda Cintura que tem vindo a usar todos os meios alternativos para fornecer energia a todos os utentes, o que passou pela activação de fontes que se encontravam inoperantes há anos ou que eram apenas usados em alguns momentos, de acordo com Marrengula.

Na mesma sessão a Águas da Região de Maputo (AdeM) também falou do abastecimento de água na capital, tendo, segundo o porta-voz do Executivo, sido recomendada a melhorar a comunicação com os seus clientes.

A exortação naquele sentido foi em resposta à constatação de que parte das queixas sobre o abastecimento de água tem a ver com o desconhecimento dos problemas enfrentados pela firma.

Segundo Marrengula, os membros do Governo foram informados que os problemas de água na capital estão relacionados com a redução da disponibilidade do recurso nas áreas de captação, cortes de energia e nalguns bairros à vandalização da rede de distribuição por indivíduos de má-fé.

De realçar que devido aos problemas de energia na capital e não só os serviços e a indústria funcionam com limitações, havendo momentos em que tudo pára definitivamente.

O sector da Educação e Desenvolvimento Humano, por exemplo, poderá reportar maus resultados no fim deste trimestre, uma vez que os alunos do curso nocturno têm estado a perder aulas devido aos problemas que se registam no fornecimento de energia eléctrica.

Fonte: Jornal Notícias