Dois mortos e cinco feridos em acidentes de viação
Duas pessoas perderam a vida e outras cinco contraíram ferimentos graves em resultado de onze acidentes de viação registados durante a semana passada na cidade de Maputo.
Segundo Orlando Mudumane, porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM), o excesso de velocidade e condução sob efeito de álcool constam das causas dos acidentes.
Dos acidentes registados, sete foram atropelamentos, dois despistes seguidos de capotamento e um choque entre viaturas.
Ainda durante a semana, a Polícia registou 56 crimes, sendo 40 furtos qualificados. Dos crimes registados, 49 foram esclarecidos, o que corresponde a 88 por cento.
No mesmo período, catorze automobilistas foram presos por suborno e corrupção activa em valores monetários que variam de cem a mil meticais. Cento e sessenta e nove automobilistas foram submetidos ao exame de alcoolemia, tendo sido apreendidas 76 cartas, para além de terem sido passadas multas aos respectivos condutores.
A Polícia referiu que não vai tolerar casos de subornos e corrupção, quer dos automobilistas, como dos agentes.
Apelou ainda aos peões a terem mais atenção ao atravessar a estrada, uma vez que a maior parte dos acidentes por atropelamento deve-se a negligências na hora de se fazer à estrada.