Doentes coronários beneficiam de cirurgia tecnológica no HCM
Pacientes com doenças coronárias no Hospital Central de Maputo (HCM), a maior unidade hospitalar pública de Moçambique, beneficiam de um novo serviço gratuito de cirurgia com recurso às novas tecnologias.
Segundo o Director Clínico do HCM, Domingos Diogo, o primeiro grupo de pacientes que foi submetido a essa operação sobressaiu com sucesso.
Nas consultas de cardiologia, temos diagnosticado, por semana, um a dois pacientes com doenças coronárias, afirmou Diogo, que é igualmente médico cardiologista, para quem o Serviço de Saúde Pública deve intervir nesta área de forma mais profícua.
Domingos Diogo revelou ao semanário Domingo que passar-se-á a operar por semana três pacientes em intervenções que podem levar três a quatro horas para cada paciente.
A nova tecnologia vai permitir que o serviço de Saúde Pública responda à demanda, no que diz respeito ao perfil epidemiológico que se verifica ao longo dos tempos nesta área, afirmou o médico.
A fonte disse que até à semana finda acima de dez doentes diagnosticados com doenças coronárias encontravam-se na lista de espera para beneficiar do novo serviço de cirurgia, implementado pela primeira vez numa unidade hospitalar pública do país.
De acordo com o Director Clínico do HCM, os novos serviços de cardiologia serão realizados a título gratuito e espera-se que possam responder à demanda que se regista nesta área, que até um passado recente era apenas satisfeita pelo Instituto do Coração (ICOR).