Imprensa

Distinguida enfermaria da otorrinoIaringologia do HCM

16/02/2017 07:43
Distinguida enfermaria da otorrinoIaringologia do HCM

A Ministra da Saúde, Nazira Abdula, desafiou hoje os funcionários da enfermaria dos Serviços de Otorrinolaringologia do Hospital Central de Maputo (HCM) a pautarem pela honestidade durante as suas actividades laborais, não permitindo que os desonestos manchem as conquistas alcançadas ao longo dos anos. Este repto foi lançado hoje, em Maputo, durante a cerimónia de reconhecimento da enfermaria de Otorrinolaringologia daquela que é a maior unidade sanitária do país, como modelo.

“Não permitam que os funcionários desonestos, com comportamentos desviantes, manchem esta conquista”, disse a ministra, advertindo à vigilância aos focos de mau atendimento. 
Para a ministra, todos devem estar envolvidos no combate às atitudes negativas que têm desvalorizado o trabalho do Serviço Nacional da Saúde no processo de manutenção de serviços adequados às populações.
“É nosso desejo que este dinamismo não esmoreça. Que lutem por fazer mais e melhor para preservar o êxito alcançado. Que o vosso exemplo e dedicação inspire outras enfermarias e serviços de modo a termos um hospital modelo na prestação de cuidados de saúde”, disse.
Sobre a distinção da enfermaria, Adbula explicou que a decisão resulta do cumprimento dos critérios estabelecidos pelo MISAU.
“Quero lembrar aos presentes que o sucesso da enfermaria-modelo passa por assumirmos as nossas responsabilidades em sermos os primeiros a identificar as nossas necessidades”, referiu.
Aos gestores da enfermaria, ela disse que estes devem fomentar trabalho de equipa e levar adiante a implementação de todos os programas do MISAU, consciencializando os trabalhadores para o respeito e prestação de serviço de qualidade e fomentar a auto-estima.
“Que lutem por fazer mais, e melhor, para preservar o êxito alcançado, que o vosso exemplo e dedicação inspirem em expansão para outras enfermarias e serviços, de modo a termos um hospital modelo na prestação de cuidados de saúde.” 
O director dos Serviços de Otorrinolaringologia do HCM, Pedro Machava, explicou que por ano são operados uma média de 500 doentes. 
“Os serviços contam com 36 trabalhadores dos quais 7 especialistas 11 em formação e pós-graduação e o restante pessoal do apoio”, disse Machava.
A estratégia de enfermaria-modelo é uma iniciativa do MISAU e começou a ser implementada em 2008 para responder as preocupações dos pacientes visando garantir a humanização e melhoria da qualidade da assistência prestada aos utentes.
(AIM)