Dinamizar actividade Agro Pecuária para atrair jovens
O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, encorajou aos produtores nacionais a tornar a actividade agro pecuária mais dinâmica com vista a atrair jovens. O ministro assim se pronunciou durante a visita que efectuou, hoje, a alguns produtores agros pecuários, em Maputo.
Segundo Maleiane, com a massa juvenil inserida na actividade agrária poderá se assistir um maior dinamismo no desenvolvimento do país.
Temos que trazer mais jovens `a actividade agro pecuária, disse, referindo que alguns pensam que aqui é tudo muito pesado e que o trabalho está repleto de dificuldades.
Questionado sobre como o governo tem apoiado aos produtores, Maleiane mencionou iniciativas tais como a construção de sistemas de regadio, disponibilização de meios para a mecanização agrária, entre outras.
Segundo a fonte, a questão dos mercados também faz parte do esforço do governo na dinamização da produção agro - pecuária.
A meta de produção de hortícolas para a presente campanha agrícola é de 103 mil toneladas. No primeiro trimestre deste ano foram produzidas 14 mil toneladas. Este é um elemento positivo, disse.
Quanto a produção de carne de frango a meta é de 3,8 mil toneladas, tendo já sido produzidas 500 toneladas.
Moçambique precisa de 300 milhões de dólares americanos para apoiar os produtores do sector agrário nos próximos três anos.
(AIM)