Dia Internacional do Idoso: PR apela ao respeito pelos Idosos
O Presidente da República, Filipe Nyusi, convida a todas as pessoas com 60 anos ou mais, a continuarem a dar o seu contributo incondicional para a educação das novas gerações, transmitindo-lhes valores de respeito ao próximo, tolerância, solidariedade e patriotismo, como condições indispensáveis para a promoção da Paz e do desenvolvimento do país.
Em mensagem, por ocasião do Dia Internacional do idoso que se celebra esta segunda-feira, o Chefe do estado exorta a todos os moçambicanos a assumirem uma atitude de respeito à pessoa idosa, fonte de sabedoria e inspiração, assegurando-lhes o gozo dos seus direitos.
De acordo com o documento, o Governo, tem estado a realizar acções diversas que visam a protecção e inclusão socioeconómica da pessoa idosa com destaque para as acções de implementação da política de previdência social e do sistema de segurança social básico.
“Apesar do esforço que tem vindo a ser feito pelas diferentes instituições preocupam-nos sobremaneira, os diferentes casos e fenómenos reportados de discriminação, violência física e psíquica, abandono pela família, em suma, a exclusão social contra as pessoas idosas que acontece dentro das suas famílias e na sociedade, em geral”- lê-se na mensagem.
“Por esta ocasião, saudamos a todas as idosas e todos os idosos do nosso país, a quem manifestamos a nossa gratidão e admiração pela contribuição que deram e continuam a dar para a promoção do bem-estar das suas famílias e o desenvolvimento do país. Saudamos igualmente as organizações comunitárias, da sociedade civil e filantrópicas e instituições governamentais que trabalham em várias frentes para promover e defender os direitos dos idosos”- acrescenta a mensagem.
O Dia Internacional do Idoso celebra-se, este ano, sob o lema “Idosos no activismo pelos direitos humanos”. (RM-GI)