Detida mulher na posse de 65 quilos de soruma em Tete
A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve segunda-feira uma mulher na posse de 65 quilos de canábis sativa, vulgo soruma, no distrito de Angónia, província central de Tete.
A chefe do Departamento das Relações Públicas do Comando Provincial da PRM em Tete, Deolinda Matsinhe, confirmou a reportagem da AIM a ocorrência, e explicou que a traficante de droga foi detida pelos agentes de Guarda-Fronteira, no posto de controlo de Madeia, em Angónia.
Chama-se Teresa Nguiraze, de 38 anos de idade. A cidadã foi detida quando transportava 65 quilogramas de soruma, que tinha como destino o vizinho Zimbabwe, onde iria comercializar aquela droga proibida em Moçambique, explicou.
Referiu que a infractora, que seguia a bordo de um camião, ainda tentou em vão subornar os polícias com 2.500 meticais e 34 mil kwachas (cerca de 25 e 47 dólares americanos respectivamente, ao câmbio corrente).
Segundo Deolinda Matsinhe, a droga estava escondida no interior de dois sacos de ráfia. Inicialmente, os agentes policiais pensaram que se tratava de mapira, mas depois descobriram que era soruma.
Quando se sentiu apertada pelos agentes da polícia, a cidadã tirou duas notas de mil e outra de quinhentos meticais, mas 34 mil kwachas, mas os nossos colegas foram implacáveis e resistiram a tentação, afirmou.
A Polícia decidiu encarcerar a cidadã e apreender a droga para mais averiguações, de modo a neutralizar a rede que usa a província de Tete como corredor, disse a fonte.
(AIM)