Desenvolvimento tecnológico contribui para qualidade de ensino e aprendizagem
O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação está a contribuir para o acesso e qualidade do processo de ensino e aprendizagem no país, considera o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional.
Jorge Nhambiu falava esta segunda-feira, em Maputo, na abertura da segunda edição da conferência da MoRENet - Rede de Educação e Pesquisa de Moçambique.
Nhambiu disse que o crescimento das tecnologias de comunicação está, também, a criar novas realidades, como o aumento da disponibilidade de dados, pelo que urge a necessidade de maior análise, para obter informação que permita a competitividade entre as empresas.
O dirigente quer que as instituições de ensino superior e de investigação tracem estratégias que satisfaçam às necessidades dos jovens universitários.
O director executivo da MoRENet, Lourino Chemane, disse que actualmente a Rede de Educação e Pesquisa de Moçambique interliga cento e sessenta instituições de ensino superior, e não só, criando acesso à investigação científica de baixo custo.
A MoRENet é uma rede de comunicação de dados, que interliga instituições de ensino superior, técnico-profissional e de investigação no país, tendo em vista o melhoramento do processo de ensino e investigação. (RM)