Imprensa

Desempenho na quadra festiva: Filipe Nyusi acarinha profissionais da saúde

05/01/2018 11:24
Desempenho na quadra festiva: Filipe Nyusi acarinha profissionais da saúde

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, felicitou ontem, em Maputo, os profissionais de saúde pela entrega e dedicação na assistência aos doentes e todos que procuraram aqueles serviços, particularmente durante a quadra festiva.

O reconhecimento foi feito no final de uma visita-surpresa que o Chefe do Estado efectuou ao Banco de Socorros do Hospital Central de Maputo, a maior unidade sanitária do país.

Embora não tenha comunicado sobre a sua ida ao HCM, Filipe Nyusi disse ter encontrado quase todas as equipas empenhadas no trabalho, tendo percebido que os utentes estavam satisfeitos com o tratamento que recebiam dos quadros da saúde afectos ao hospital.

“Vi, na prática, que vocês estão em constante trabalho. Em representação de todos os enfermeiros, socorristas, técnicos, médicos do nosso país, através de vocês, quero reconhecer o esforço dado. É verdade que há quem diga que, em relação aos anos anteriores, a situação foi reduzida em termos de acidentes e doenças, mas vocês não ficaram sentados em casa, trocaram de turno e conseguiram corresponder. Queremos agradecer e reconhecer este acto, esta atitude, esta postura, este patriotismo”, disse o Presidente da República.

Segundo o Presidente da República, a felicitação aos quadros da saúde não se resume ao desempenho deles na quadra festiva, mas pelo trabalho que têm vindo a realizar ao longo dos anos, que contribui para a melhoria da situação sanitária do país.

Falou, a título de exemplo, da evolução no tratamento de doenças hídricas, como a malária, diarreias e cólera, cujos casos reduziram relativamente ao que se registou em 2014.

“O vosso trabalho é notável. Às vezes vocês não sentem, porque cada dia tem um doente, mas o fluxo reduz e a qualidade da vida melhora, o que se traduz na esperança de vida que aumentou em Moçambique em cerca de um ou dois anos. Em nome de todo o povo moçambicano e do governo felicito-vos e espero que encontrem um momento para partilharem as vossas experiências no hospital e outras áreas de serviço, e reflictam sobre o que foi o ano passado e aquilo que querem que seja este ano de 2018”, encorajou o Chefe do Estado.

Entretanto, enquanto percorria os diversos compartimentos do Banco de Socorros, como a sala de observações, pequena cirurgia, ortopedia, o Presidente da República mostrou-se preocupado com a máquina de ressonância magnética que se encontra avariada.   

“Na realidade, Presidente da República já vinha acompanhando aquilo que falta para o funcionamento pleno do HCM. Nós estamos a preparar o caderno de encargos para fazermos a aquisição de um aparelho novo. Mas de resto, como puderam ver, tanto na pequena cirurgia, como na sala de gesso, o atendimento está a acontecer, os doentes saem de lá satisfeitos”, tranquilizou a Ministra da Saúde, Nazira Abdula, que acompanhou a visita do Chefe do Estado.