Imprensa

Desafio do MISAU é reduzir mortalidade materno-infantil

03/01/2017 08:13
Desafio do MISAU é reduzir mortalidade materno-infantil

O Ministério da Saúde (MISAU) aponta a redução da mortalidade materno-infantil como um dos principais desafios do sector para o ano que hoje iniciou. A informação foi avançada, ainda hoje, em Maputo, a capital do país, pelo vice-ministro do pelouro, Mouzinho Saíde.

Ele considerou a melhoria das condições do sistema de Saúde como sendo um elemento fundamental para a redução da mortalidade materna no país, pelo que enumerou algumas medidas que têm vindo a ser levadas a cabo pelo governo em prol dessa melhoria.
“Temos estado a aumentar o número de maternidades e apetrecha-las, e garantir que haja trabalhadores e transporte comunitário que possa garantir que essas mulheres tenham acesso as unidades sanitárias. Estamos a ter algumas intervenções para limitar doenças que fazem as nossas mulheres morrerem, como é o caso da hemorragia pós parto”, disse.
O vice-ministro falava após entregar um enxoval ao primeiro bebé do ano, nascido a 00h01 no Hospital Central de Maputo (HCM). O bebé ‘e de sexo masculino e pesava perto de quatro quilos.
Saíde, citado pela Radio Moçambique (RM), considerou o facto como símbolo de esperança de que o novo ano será melhor. 
(AIM)