Desabamento de mina artesanal de rubi faz 10 mortos em Cabo Delgado
Pelo menos 10 pessoas morreram e duas foram resgatadas com vida após o desabamento de uma mina artesanal de rubis, ocorrido no posto administrativo de Namanhumbir, distrito de Montepuez, na província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique.
A informação foi confirmada pelo director provincial dos recursos minerais e energia em Cabo Delgado, Ramiro Nguiraze.
A fonte disse em declarações à Rádio Moçambique, emissora nacional, que se acredita que 15 pessoas poderão estar soterradas na mina artesanal onde garimpeiros ilegais dedicavam-se a mineração de rubis.
Entretanto, prosseguem os trabalhos de resgate com o apoio da mineradora Montepuez Ruby Mining que mobilizou algumas máquinas para o local.
Na terça-feira deverá deslocar-se ao local uma equipe da Direcção Provincial dos Recursos Minerais e Energia, para investigar as causas do acidente.
Em Moçambique, são vários os casos de desabamento de minas artesanais por falta de observância das normas elementares de segurança, sobretudo neste período chuvoso devido a inconsistência dos solos.
O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) já se pronunciou sobre o acidente, afirmando que decorrem operações de resgate dos garimpeiros soterrados na mina.
“Estamos a fazer um grande apelo para que todas as pessoas envolvidas na mineração artesanal abandonem a mineração artesanal ilegal, porque ela não traz valor acrescentado”, disse Obete Matine, inspector geral do MIREME.
Afirmou que, para tentar evitar acidentes, o MIREME está a trabalhar no sentido de “transformar aquilo que é ilegal em legal onde é possível, através das associações e insistências nas boas práticas”.
As autoridades também dão algumas instruções sobre os níveis de segurança e designam as áreas onde é possível exercer aquela actividade.
Referiu que face a frequência de acidentes, sobretudo nas áreas de ocorrência de minérios, impõe-se o reforço das medidas de controlo e segurança.
“Isso significa a capacitação da própria inspecção e fiscalização da própria actividade e criar um sistema de alerta de salvamento, de interligação e de colaboração para resposta em casos de acidentes”, disse.
Refira-se que o distrito de Montepuez possui um dos maiores depósitos de rubis do mundo. Por isso, constitui um atractivo para garimpeiros, ilegais moçambicanos e de vários países africanos.
(AIM)