Imprensa

Deputados da AR solidários com as Vítimas das Calamidades Naturais na Zambézia

19/03/2019 08:38
Deputados da AR solidários com as Vítimas das Calamidades Naturais na Zambézia

Os deputados da Assembleia da República (AR) entregaram, sábado passado, as autoridades governamentais da província da Zambézia, um cheque no valor de 100.000,00 meticais em solidariedade para com as cerca de 17.409 famílias afectadas pelas calamidades naturais que assolam aquele ponto do País.

O montante, determinado pela Comissão Permanente da AR na sua recente XXXI Sessão Ordinária, foi endossado ao Governador Provincial, Abdul Razak, pelo Relator e Chefe do grupo de deputados e membros da Comissão dos Assuntos Sociais, do Género, Tecnologias e Comunicação Social (CASGTCS), Leopoldo Alfredo Ernesto.

Na ocasião, o deputado Ernesto esclareceu que aquele grupo de parlamentares tinha sido enviado aquele ponto do território nacional para acompanhar de perto os efeitos das chuvas intensas e ciclones que fustigam a zona centro do País, designadamente as províncias de Tete, Zambézia, Sofala e Manica.

Segundo o Relator da CASGTCS, a 3ª Comissão Parlamentar, desde quarta-feira passada, dia 13 do mês em curso, o grupo escalou os Distritos da Maganja da Costa, Mocuba, Namacurra, Nicoadala e cidade de Quelimane para interagir com as vítimas destas calamidades naturais e diversas entidades envolvidas no processo de normalização da vida dos afectados e reconstrução das infra-estruturas danificadas.

Depois das constatações feitas no terreno, o deputado Ernesto disse esperar que as autoridades governamentais continuem a capitalizar a sensibilização das populações afectadas para que não retornem aos locais de risco, erguendo infra-estruturas sociais atractivas, como hospitais, escolas, furos de água, energia eléctrica e mercados, entre outras.

O Relator da 3ª Comissão mostrou-se ainda confortado com a crescente onda de solidariedade interna, tendo apelado as autoridades governamentais locais para incentivarem a entrega directa dos donativos, evitando situações de desconfiança no concernente ao desvio dos apoios.

Por seu turno, o Governador Província da Zambézia enalteceu a contribuição dos deputados da AR, afirmando que o gesto servirá de incentivo a outros segmentos da sociedade moçambicana no apoio às vítimas das calamidades naturais que fustigam o País.

Abdul Razak referiu-se ainda ao impacto das calamidades naturais naquela parcela do País, tendo divulgado que a área preliminar inundada é de 195.472 hectares e 67.126,4 hectares de área perdida, afectando 219.688 famílias.

“A necessidade de sementes para a área preliminar perdida, estima-se em 190,4 toneladas de semente diversa, estimada em 31.162.330,00 Meticais”, disse o Governador da Zambézia, acrescentando que as culturas prioritárias na segunda época são o milho, feijão nhemba, feijão vulgar, mandioca, batata-doce e arroz.

O grupo da CASGTCS mandatado pela CPAR para escalar a Província da Zambézia integrava ainda os deputados José Bento Coffe Mutsanhe, Aida Maria Soares, Laura Fernanda Souto e José Nicolau, bem como Agripino Mavota, assistente e funcionário do Secretariado-Geral da Assembleia da República. (RM)