Imprensa

Dedicar o melhor do conhecimento à criança

02/06/2016 08:43
Dedicar o melhor do conhecimento à criança

O Ministro moçambicano da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, apelou hoje aos pais e encarregados de educação, professores e todos os actores sociais, a continuarem a dedicar o melhor do seu conhecimento à criança.

O governante explicou que, agindo desta forma, todos estarão a contribuir para um bem-estar das crianças, e a proporcionar –lhes um futuro risonho.
O ministro falava à imprensa, na Escola Primária Completa Unidade 23, bairro da Mafalala, periferia de Maputo, a capital do país, no âmbito das celebrações do 1º de Junho, dia internacional da criança, que hoje se assinala.
Na ocasião, Ferrão destacou, igualmente, a importância da educação em todo o processo evolutivo da criança, daí que lamentou o facto de certas crianças não terem podido comemorar a data devido a vários factores, entre os quais a tensão político-militar.
“Fazia uma pequena referência ao facto de muitas crianças terem a oportunidade de celebrar o dia. Porém, há uma parte considerável que não dispõe e não teve essa mesma oportunidade. Temos algumas escolas encerradas, mas o nosso pensamento e homenagem vão inteiramente dedicados a todos estes meninos. Oxalá que num futuro muito breve eles possam também voltar ao nosso convívio, ao convívio das suas escolas e que possam celebrar este 1 de Junho em deferido e que todos os dias 1 de Junho sejam para eles de flor, de festa e alegria”, disse o Ministro.
Ele fez alusão ao historial da Mafalala, bairro donde saíram diversas individualidades de desporto, literatura e cultura, tais como Eusébio da Silva Ferreira, José Craveirinha, Noémia de Sousa, Rui de Noronha e João Albazine.
Aliás, Ferrão disse haver necessidade de algumas escolas passarem a ostentar os nomes destas referências, como forma de imortalizá-los.
“Não estaríamos a fazer nenhum favor a ninguém, mas sim a homenagearmos àqueles que deram o melhor do seu talento por este país. E fazer com que, a partir deste talento, as nossas crianças também tenham referências. Teremos que começar a pensar em encontrar espaços e ter estes nomes da literatura e desporto, sobretudo aqueles que estiveram e elevaram a bandeira nacional aos níveis mais altos”, sublinhou Ferrão.
Ainda no âmbito deste dia, o ministro interagiu com as crianças de Boane, distrito da província meridional de Maputo. 
Neste local, o governante interagiu com as crianças das Escolas Primárias e Completas 3 de Fevereiro e Campoane. 
Com as crianças de 3 de Fevereiro, o ministro visitou, igualmente, a fábrica de sumos Compal (que preparou a festa alusiva ao dia), onde ficaram a saber do seu funcionamento.
Nestas visitas, o governante fez - se acompanhar pela vice-ministra da Juventude e Desportos, Ana Flávia Azinheira, e por outros quadros do ministério. 
As crianças receberam diversos tipos de brinquedos e material escolar.
(AIM)