Dar mais oportunidades à mulher moçambicana
O Governo continuará a criar oportunidades para que a mulher moçambicana possa dar a sua contribuição para o desenvolvimento do país. A garantia foi dada ontem, em Maputo, pelo Presidente Filipe Nyusi por ocasião do dia 7 de Abril.
Falando depois da deposição de flores na Praça dos Heróis em homenagem às mulheres, o Presidente disse que elas já provaram a sua capacidade de colaborar para a criação do bem-estar em Moçambique.
“Já há consciência de que a mulher pode fazer tudo o que o homem faz. Agora quando abordamos a igualdade do género queremos dizer que a mulher já provou que é uma grande mãe, educadora, produtora e gestora”, referiu Nyusi, para quem isto justifica a escolha do lema “Em paz a acelerar o passo rumo à igualdade do género e o emponderamento económico da mulher” para a celebração.
O Chefe do Estado explicou que o lema também foi escolhido como um apelo para que a sociedade perceba a necessidade de se acelerar o passo para ultrapassar todas as dificuldades que impedem o livre desenvolvimento das mulheres.
Entre os aspectos a superar, segundo o estadista, destaca-se a tensão militar que se regista no país, sobretudo na região centro, perturbando a paz e atrasando os esforços com vista ao empoderamento da mulher.
Nyusi voltou a apontar o diálogo como o caminho para se ultrapassar qualquer diferença entre os moçambicanos.
“Não podemos considerar tensão político-militar a situação que se regista no país, porque as demais instituições políticas estão a funcionar. Temos de olhar para esta crise como tensão militar”, acrescentou.
Apelou também à sociedade moçambicana para explorar as capacidades demonstradas pelas mulheres, explorar no sentido de dar mais espaço para que elas possam continuar a fazer muito mais pelo seu próprio país.
“Queremos usar este momento para felicitar a toda mulher moçambicana por aquilo que tem feito pela pacificação, pela educação, na produção pelo nosso crescimento”, disse.
Cerimónias similares foram também realizadas em todo o país.
O Dia da Mulher Moçambicana é celebrado em reconhecimento dos feitos heróicos da combatente Josina Machel, que se destacou na luta pela libertação nacional contra o colonialismo português e perdeu a vida por doença, justamente a 7 de Abril de 1971.
Fonte: Jornal Notícias