Imprensa

DFI na área 4 agendada para Abril de 2020

18/11/2019 08:45
DFI na área 4 agendada para Abril de 2020

A gigante petrolífera norte-americana, Exxon Mobil e seus parceiros da área 4 da bacia do Rovuma, norte de Moçambique, agendou para Abril do próximo ano, a tomada de Decisão Final de Investimento (DFI) neste bloco.

Trata-se de um investimento na ordem de 25 mil milhões de dólares norte-americanos, cujo plano do desenvolvimento do projecto do Gás Natural Liquefeito (GNL) no chamado "Complexo Mamba" já foi aprovado pelo governo moçambicano.

"Neste momento estamos a acertar os últimos detalhes sobre a quantidade do gás doméstico a ser fornecido por este projecto", revelou Benjamin Chilenge, membro do Conselho de Administração da Empresa Nacional moçambicana de Hidrocarbonetos (ENH), citado pelo "O País".

Sobre o estágio de implementação dos projectos da Área 1, nomeadamente Coral Sul e Mozambique LNG, o quadro sénior da ENH adiantou que os mesmos estão numa fase bastante avançada.

Para o projecto Coral Sul, liderado pela italiana Eni, a DFI foi tomada em Junho de 2017, num investimento de 8 mil milhões de dólares. Já no bloco Mozambique LNG, que tem a francesa Total como líder do consórcio, o investimento foi aprovado em Junho de 2019, no valor de 23 mil milhões de dólares.
(AIM)