Crocodilo mata menor no rio Zambeze
Uma adolescente perdeu a vida na tarde da sexta-feira vítima de ataque de crocodilo numa das margens do rio Zambeze, no distrito de Tambara, na província central de Manica, em Moçambique.
A vítima, cuja identidade não foi possível apurar, aparentava dez anos de idade e, na altura do ataque, encontrava-se a tomar banho no rio na companhia de sua mãe.
Falando à reportagem da AIM na manhã de hoje, um dos residentes de Tambara disse que o caso ocorreu cerca de 17h00 de sexta-feira, quando o crocodilo arrastou a criança para o fundo do rio.
João Colaço explicou que nessa altura a vítima estava apenas na companhia da mãe que gritou em vão por socorro. A menor frequentava a 5ª classe na Escola Primária de Nhacolo, na sede do distrito.
“A mãe não podia fazer nada porque estava sozinha. Quando viu a filha ser arrastada para o fundo da água tentou gritar por socorro. Infelizmente, quando apareceram mais pessoas para tentar ajudar já era tarde demais. Mesmo assim a família tentou recuperar o corpo, mas sem sucesso” disse Colaço.
A mesma fonte explicou que já foram reportados casos semelhantes ao longo do ano corrente. Muitas pessoas, principalmente crianças e mulheres, acabam sendo vítimas de ataque por crocodilos no rio Zambeze, o maior curso de água na região centro de Moçambique.
“Não é primeiro caso este ano. Muitas pessoas morreram depois de serem atacadas nas margens do rio, principalmente crianças e mulheres quando vão lavar roupa, tomar banho ou mesmo tirar água para outros fins. Outras pessoas perderam pernas e braços. Podemos afirmar que é uma situação preocupante”, lamentou.
O distrito de Tambara dista cerca de 380 quilómetros da cidade Chimoio, capital da província de Manica. Faz fronteira com a província de Tete. Em Tambara, a principal actividade da população é agricultura e pesca.