Imprensa

Criado fórum para debater uso das TIC’s

19/04/2016 08:05
Criado fórum para debater uso das TIC’s

Um fórum para debater o uso e conhecimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na Administração Pública no país é mote para a realização, em Junho próximo, da primeira conferência nacional sobre a matéria.

Organizada pelo Governo, através do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), a iniciativa pretende fazer convergir os esforços dos diferentes actores envolvidos na implementação de modelos de governação electrónica para uma melhor prestação de serviços ao cidadão.        

A ser dirigido por um órgão executivo composto por representantes de instituições envolvidas na implementação de projectos do Governo Electrónico no sector público, o fórum vai também reflectir sobre o uso de tecnologias na Administração Pública e mobilizar esforços para que as instituições reavaliem as suas estratégias de actuação.   

De acordo o “site” do INTIC, pretende-se ainda com a iniciativa estabelecer formas de coordenação institucional de modo a tirar-se maior proveito da governação electrónica, assim como partilhar resultados da implementação da Política de Informática.

No evento tomarão parte, entre outros participantes, dirigentes e quadros dos órgãos centrais, representantes dos governos provinciais e de organizações não-governamentais nacionais e internacionais que operam no sector das TIC’s.           

Entretanto, no III Conselho Consultivo realizado em Pemba, Cabo Delgado, a directora-geral do INTIC, Dulce Chilundo, desafiou os presentes a contribuírem para que o país não fique à margem da revolução tecnológica em curso em todo o mundo.       

Na ocasião, Dulce Chilundo fez saber que depois da aprovação da Estratégia do Governo Electrónico e da proposta do Quadro de Interoperabilidade pelo Conselho de Ministros em 2009, a instituição por si dirigida está a elaborar instrumentos que permitirão que sistemas da Administração Pública possibilitem a troca de dados entre as instituições do Estado.     

Na circunstância, a directora-geral do INTIC chamou também atenção para a responsabilidade que os funcionários daquela instituição e outros do sector de TIC’s têm para garantir o sucesso do Governo Electrónico no país.        

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação foi fundado em 2004 com a missão de contribuir para a excelência dos serviços públicos através do uso de plataformas tecnológicas de informação e comunicação na reforma e modernização do sector público, para induzir a desburocratização, simplificação e transparência dos procedimentos administrativos.  

Fonte: Jornal Notícias