Criadas as condições para a realização das eleições no dia 15 de Outubro
As autoridades moçambicanas garantem que estão reunidas as condições para a realização das eleições gerais e provinciais de 15 de Outubro, num ambiente pacífico e ordeiro.
Falando este sábado, no programa Linha Directa da Rádio Mocambique, o porta-voz do STAE-Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, Cláudio Langa, disse que neste momento, finaliza-se a formação dos mais de 160 mil candidatos a membros das mesas de voto-MMV’s.
Além da formação dos MMV’s, o STAE está a concluir a distribuição dos materiais de votação na região sul do país.
Cláudio Langa explicou que nas áreas afectadas pelos ciclones Idai e Kenneth, estão a ser erguidos meios alternativos para o processo e o STAE conta com helicópteros para as zonas de díficil acesso.
Quanto à ordem e segurança públicas, o porta-voz da Polícia da República de Moçambique, Orlando Mudumane, disse que foram destacados efectivos para todo o país, sobretudo no norte de Cabo Delgado, face à acção dos malfeitores.
O coordenador do Instituto para Democracia Multipartidária, Dércio Alfazema, disse que esta agremiação da sociedade civil vai continuar a acompanhar o processo, através dos vários observadores, em diferentes pontos do país.
Por seu turno, o reverendo Paulo Matsinhe do Conselho Cristão de Moçambique manifestou plena convicção de um processo pacífico e ordeiro.
Para as sextas eleicções gerais e terceiras das assembleias provinciais da terça-feira-15 de Outubro, estão inscritos cerca de treze milhões de eleitores para as mais de vinte mil e quinhentas mesas das assembleias de voto.
Já foram credenciados mais de 28 mil observadores nacionais, mais de dois mil e quatrocentos jornalistas nacionais e estrangeiros.
As urnas abrem às 07 horas e vão encerrar às 18 horas, do dia 15 de Outubro corrente, já na terça-feira. (RM)