Imprensa

Covid-19: Risco na implementação do projecto de gás natural liquefeito na área 1 da bacia do Rovuma

27/05/2020 08:00

O governo moçambicano aprovou, esta terça-feira, o decreto que altera a estrutura de financiamento do projecto de gás natural liquefeito Golfinho Atum, na área 1 da bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.

Trata-se de uma alteração que visa incluir a empresa TOTAL Moçambique na estrutura de financiamento do projecto, em substituição da Anadarko, bem como criar condições para a flexibilização de futuros empreendimentos.

O anúncio foi feito em Maputo pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, após a décima oitava sessão ordinária do Conselho de Ministros.

Max Tonela admitiu que a pandemia do covid-19 representa um risco na implementação do projecto de gás natural liquefeito Golfinho-Atum, pelo que o governo e as concessionárias, já estudaram formas para contorná-lo.

"Encontramos formas de mitigação. Em termos de trabalhos de engenharia, estão a correr conforme o programado. Tem tido algum impacto nas questões de procurement mas são impactos recuperáveis que não põem em causa o programa global do projecto. Em termos de empreitada, houve esta interrupção derivada dos casos de Covid-19 que foram registados em Afungi. Há um trabalho a ser realizado com o governo, particularmente com as autoridades sanitárias. Está a correr agora o processo de desinfecção dos campos e prevemos que no final do mês, seja declarado livre do Covid-19. Depois haverá um processo de re-mobilização de trabalhadores para permitir o reinício da retomada das empreitadas", disse.   (RM)