Coreia do Sul financia melhoramento de abastecimento de água
O governo da Coreia do Sul vai desembolsar 700 mil dólares norte-americanos a Moçambique para financiar pesquisas para o melhoramento de abastecimento de água à cidade de Xai-Xai, a capital da província meridional de Gaza.
O acordo de financiamento foi rubricado hoje, em Maputo, entre o Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), através do seu director, Pedro Paulino, e o Instituto sul-coreano de Indústria e Tecnologia do Ambiente (KEITI), pelo respectivo presidente, Nam Kwang Hee.
O valor acordado será usado também para financiar estudos de viabilidade de investimento de água para as acidades de Nampula e Lichinga, capitais das províncias nortenhas de Nampula e Niassa, respectivamente.
Com esta cooperação, espera-se materializar o estudo beneficiário e demanda de água; investigação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos; avaliação do impacto social e ambiental; identificação de alternativas, sua comparação e análise financeira económica; e o Plano Director para horizonte de 20 anos.
O estudo de viabilidade para Lichinga e Nampula visa essencialmente actualizar as pesquisas realizadas em 2008 e 2011, desenvolvendo as alternativas técnicas para a melhoria do abastecimento de água a estas regiões.
É nossa convicção que este investimento, com o apoio da República da Coreia, irá contribuir para a identificação das necessárias intervenções para o aumento do número de infra-estruturas de abastecimento de água, de modo a satisfazer a demanda do serviço, disse o director de Planificação e Cooperação no Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Umberto Gueuze.
A demanda do serviço de abastecimento de água será determinada na base do consumo existente, previsões do crescimento da população, desenvolvimento económico e recursos hídricos, bem como de alternativas do serviço num horizonte de 20 anos.
Em função disto, dever-se-á planificar e mobilizar recursos para a realização de investimentos para a expansão dos sistemas de abastecimento de água, promovendo infra-estruturas de captação, produção, transporte, reserva e distribuição de água.
Dados fornecidos pelo FIPAG revelam que mais de 139 mil pessoas beneficiam de água, num total de 235 mil, o que corresponde a uma cobertura de abastecimento de cerca de 60 por cento, em Xai-Xai.
A cidade de Nampula conta com uma cobertura de 50 por cento, num universo de 627 mil pessoas. Lichinga tem uma cobertura de cerca de 21 por cento, num universo de 209 mil pessoas.
(AIM)