Imprensa

Continuam restrições na contratação de funcionários para o Aparelho do Estado

13/11/2018 08:04
Continuam restrições na contratação de funcionários para o Aparelho do Estado

O Governo anunciou, esta segunda-feira, que vai continuar com as restrições na contratação de funcionários para o aparelho do Estado em 2019.

A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, disse, na audição pela Comissão Parlamentar de Administração Pública e Poder Local, que serão contratados apenas funcionários para os sectores prioritários, como é o caso saúde e educação.

Segundo Namashulua, para os restantes sectores, as contratações serão  feitas num modelo designado “Três-Um”, que prevê a substituição de três funcionários com apenas um, em caso de pedido de demissão, morte ou reforma.

Numa outra audição, o Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, garantiu à Comissão Parlamentar de Plano e Orçamento, que inicia, este mês, o pagamento da dívida aos fonecedores de bens e serviços.

Maleiane reiterou que, numa primeira fase, o executivo vai pagar de forma integral as dívidas de até sessenta milhões de meticais, sendo que, acima deste valor, será pago apenas 10 % da dívida. (RM)