Consulta tardia das listas complica arranque das aulas
A consulta tardia das listas e horários pelos alunos, pais e encarregados de educação complicou o arranque efectivo das aulas, ontem, em algumas escolas da cidade de Maputo.
Devido à situação, grande parte dos professores aguardava pelos alunos que iam chegando timidamente às salas de aula.
Mesmo assim, Armando Muthemba, director-adjunto da Educação e Desenvolvimento Humano, considera que o primeiro dia de aulas foi positivo porque cerca de 90 por cento dos alunos se apresentou às escolas.
Outra nota que mereceu destaque, segundo a fonte, é que grande parte dos pais e encarregados de educação acompanharam os seus educandos às escolas, sobretudo os que entram pela primeira vez.
“Estamos satisfeitos porque todos os professores que contratamos para o presente ano lectivo se fizeram à escola. O sector da Educação e Desenvolvimento Humano está a perspectivar um ano positivo”, precisou.
Este ambiente foi confirmado por Absalão Munguambe, director da Escola Primária Unidade 25, que acrescentou que já está agendada a distribuição do livro até quarta-feira, depois de se ter certeza de que todos os alunos inscritos já estão nas salas.
Jeremias Chinonisso, director da Escola Primária Completa de Laulane, corrobora com o colega ao dar conta que não há razões de queixa porque os alunos aderiram em massa.
“Para este ano lectivo, matriculamos cerca de 4129 alunos e esperamos que seja um ano de sucesso”, disse.
Felicidade Nhabetse, directora da Escola Primária Completa da Imaculada, disse que prontamente às 7.00 horas, professores e o pessoal de apoio estava na escola para o arranque das aulas.