"Consequências do IDAI remetem-nos à reflexão sobre o papel das Universidades": Filipe Nyusi
O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que o luto e dor provocados pelo ciclone IDAI, remete-nos para uma reflexão sobre o papel das universidades, como instituições construtoras de conhecimento, com o potencial de minimizar os impactos causados pela força da natureza.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, exortou as academias a evidenciarem-se como agentes estratégicos de mobilização das comunidades, para se aliarem cada vez mais aos esforços nacionais de manutenção da paz e unidade nacional.
Filipe Nyusi fez esta exortação esta quinta-feira, em Maputo, na cerimónia de tomada de posse de cinco novos reitores e respectivos vices.
O Chefe de Estado disse esperar das novas universidades, um contributo significativo na busca de soluções científicas e tecnológicas, que identifiquem as fragilidades e, a partir delas, desenvolver soluções que promovam o crescimento e desenvolvimento sustentável.
O Presidente da República recordou que o diálogo nas instituições deve imperar a vários níveis.
Filipe Nyusi, justificou que o novo redimensionamento da Universidade Pedagógica, em cinco novas universidades, visa responder à eficácia de gestão estudantil e patrimonial.
O Instituto Superior de Relações Internacionais, ISRI, e o Instituto Superior de Administração Pública, ISAP, fundiram-se para criar a Universidade Joaquim Chissano. (RM)