Imprensa

Concursos para ligação de energia ao Malawi lançados próximo ano

17/10/2018 15:03
Concursos para ligação de energia ao Malawi lançados próximo ano

Os concursos para a construção das estruturas que vão ligar o sistema de fornecimento de energia entre Moçambique e o Malawi deverão ser lançados no próximo ano.

A agência macauhub cita o vice-ministro moçambicano dos Recursos Minerais e Energia, Augusto Fernando, a garantir que Moçambique e Malawi vão ficar ligados através da rede nacional de energia.
“Para além desta interligação entre os dois países será também instalada um nova linha de energia do Malawi para o norte da província setentrional de Nampula e depois para o resto de Moçambique”, disse Augusto Fernando.
A ligação de Moçambique e Malawi resulta do memorando de entendimento assinado entre os governos dos dois países.
As linhas de transporte de energia partirão da subestação de Matambo, em Tete, centro do país, passando por Zóbu, no distrito de Moatize, em direcção à cidade de Blantyre.
Ainda segundo o vice-ministro, o Malawi vai, igualmente, importar energia a partir da central de Mandimba, na província do Niassa, no norte de Moçambique.
O Malawi tem graves problemas de abastecimento de energia, sendo a maior parte do fornecimento do país, proveniente das centrais hidroeléctricas existentes no rio Shire, que fornecem menos de 300MW.
(AIM)