“Conclusões da auditoria internacional vão ajudar aprimorar a gestão e transparência das contas públicas”
O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirma que as conclusões da auditoria internacional das empresas Proíndicus SA, Empresa moçambicana de Atum SA (EMATUM) e Mozambique Asset Management SA (MAM), vão ajudar a aprimorar o processo de gestão e transparência das contas públicas em Moçambique.
O Chefe do Estado fez este pronunciamento na sequência da entrega, esta sexta-feira, à Procuradoria-Geral da República do relatório da auditoria internacional realizada pela Kroll Associates UK.
O Presidente da República reafirma a disponibilidade do governo em continuar a apoiar no que for necessário o Ministério Público e as entidades internacionais, visando o esclarecimento definitivo do processo.
“ Reafirmamos a disponibilidade do governo de Moçambique em continuar a conceder todo o apoio que se julgar necessário para a conclusão deste processo conduzido pela Procuradoria-geral da República. As conclusões do relatório da auditoria independente e internacional, irão contribuir para o aprimoramento das acções do governo já em curso, no que concerne aos mecanismos de gestão e transparência de contas públicas e responsabilização. Manifestamos o apreço do governo de Moçambique pelo apoio concedido pelo povo e governo da Suécia que tornou possível a realização desta auditoria internacional e independente. Os progressos registados no restabelecimento da paz efectiva e as medidas em curso de correcção macroeconómica são determinantes para a restauração da confiança juntos dos parceiros e investidores” disse o Presidente da República.
Nyusi convidou ainda os parceiros de cooperação internacional a continuarem a apoiar as reformas em curso no país, tendentes a consolidação da paz, estabilidade macroeconómica e desenvolvimento.
Refira-se que Procuradoria-Geral da República está a proceder a análise do relatório da auditoria internacional realizada pela Kroll, devendo divulgar os mais breve possível as conclusões nos termos da lei.
A Kroll Associates UK venceu o concurso internacional para fazer a auditoria ao processo de constituição e funcionamento das empresas Proíndicus SA, Empresa moçambicana de Atum SA (EMATUM) e Mozambique Asset Management SA (MAM), que juntas contraíram um empréstimo que acende os dois biliões de dólares, com garantias do governo. (RM)