Imprensa

Comissão de queixas e petiões da AR realizou 136 audições

14/12/2018 08:42
Comissão de queixas e petiões da AR realizou 136 audições

A Comissão de Petições, Queixas e Reclamações (CPQR) da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, realizou, entre a VII sessão ordinária da magna casa do povo e a presente (VIII), 136 audições, sendo 73 aos peticionários e 63 'as entidades visadas.

As audições visavam ajudar a esclarecer um total de 94 petições apreciadas no período em análise, sendo 79 novas e 15 de acompanhamento.

Com efeito, a CPQR trabalhou nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula (norte de Moçambique), Zambézia, Tete, Manica e Sofala (centro), e Gaza, Maputo província e cidade, no sul, com o objectivo de auscultar os peticionários e entidades visadas a nível distrital, provincial e central, bem como fazer o acompanhamento de casos que constam dos relatórios anteriores.

O vice-Presidente da Comissão, Francisco Campira, disse hoje, durante a apresentação do respectivo relatório de actividades, que, em certos casos, a CPQR vai oficiar a Procuradoria-Geral da República (PGR) para a tomada de decisões e propostas concretas das providências a serem tomadas.

Durante o mesmo período, a Comissão realizou oito (08) visitas a imóveis objecto de conflitos nas províncias de Nampula, Sofala, Gaza e cidade de Maputo.

De forma geral, não obstante algumas dificuldades de vária ordem, Campira considera que os trabalhos decorreram 'normalmente, na medida em que foi possível colher os esclarecimentos necessários, o que permitiu que se avançasse com os pareceres constantes da informação (relatório) ”.

“A Comissão apreciou, com satisfação, a pronta resposta das entidades dos órgãos centrais e locais convocadas para as audições parlamentares com vista ao esclarecimento dos casos”, disse.

Campira enalteceu o esforço das delegações provinciais do secretariado-geral da AR por terem proporcionado condições materiais e humanas, e terem ajudado na localização dos peticionários e notificado as entidades, “o que fez com que as audições parlamentares decorressem sem sobressaltos”.

Ainda hoje, o parlamento elegeu os membros do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, e o vice-Relator da Comissão de Petições, Queixas e Reclamações.

Para o Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, foram eleitos os cidadãos Hermínio Matandalasse, Alberto Junteiro Chande, Cecília da Silva Lubrino Simbine, Albino Augusto Nhacassa e Alberto José Sabe.

Para o cargo de vice-Relator da Comissão de Petições, Queixas e Reclamações, foi eleito o deputado Justino Pedro Langa.
(AIM)