Imprensa

Comissão conjunta realiza o primeiro encontro

26/05/2016 11:11
Comissão conjunta realiza o primeiro encontro

A Comissão Conjunta constituída por quadros com a responsabilidade de preparar os termos de referência para o reatamento do diálogo entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder do maior partido da oposição (Renamo) em Moçambique, Afonso Dhlakama, manteve hoje o seu primeiro encontro.

O governo e a Renamo mantiveram, entre Abril de 2013 e Agosto de 2015, diversas rondas de diálogo político (114 sessões), que não foram susceptíveis de gerar consenso em torno dos temas que estavam em debate. 
Todavia, oito meses depois, as partes voltam a reunir com uma nova composição nos rostos que fazem parte da comissão conjunta. O governo indicou, em Março, o ex-ministro da segurança, Jacinto Veloso, que é igualmente membro do Conselho de Defesa e Segurança, a ex-ministra da Justiça, Benvinda Levy, e Alves Muteque funcionário do gabinete do Presidente da República.
A Renamo, por seu turno, indicou André Magibire, Eduardo Namburete e José Manteigas que são todos membros da sua bancada parlamentar na Assembleia da República, o parlamento moçambicano. 
No final do encontro de hoje, Jacinto Veloso disse que o encontro serviu para a troca de ideias com vista ao frente-a-frente entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama. 
“O encontro permitiu trocar de ideias com vista a uma solução pacífica para a reconciliação nacional”, disse Veloso, apontando que o mesmo decorreu num ambiente cordial e a expectativa é que ela continue na segunda-feira, quando as partes se reunirem novamente.
Por seu turno, José Manteigas disse que para além de um intercâmbio de ideias, as partes se debruçaram basicamente na abordagem sobre a metodologia de trabalho, uma vez que se trata de um contacto preparatório para o frente-a-frente ao mais alto nível.
O deputado disse, por outro lado, não terem sido abordados pontos de agenda, até porque a comissão mista tem a responsabilidade de preparar a agenda e os termos de referência para o encontro ao mais alto nível.