Imprensa

Cerca de sete mil mulheres serão operadas a fístula obstétrica até 2021

09/04/2019 08:10
Cerca de sete mil mulheres serão operadas a fístula obstétrica até 2021

Cerca de sete mil raparigas e mulheres sofrendo de fístula Obstétrica poderão ser operadas até 2021, em todo o país.

A iniciativa surge no âmbito do projecto, uma vida nova e digna para as Raparigas e Mulheres que sofrem de Fistulas Obstétricas, levada a cabo pelo Fundo das Nações Unidas para a População, orçada em 270 milhões de meticais.

A Representante do Fundo das Nações Unidas para a População, em Moçambique Andrea Wojnar disse esta sexta-feira, em Maputo que o projecto com duração de quatro anos vai contribuir para a melhoria do bem-estar das mulheres que padecem de fístula no país.

A ministra da Saúde Nazira Abdula disse no lançamento do projecto que, no país, a fístula obstétrica é agravada pelas elevadas taxas de gravidez na adolescência, algumas práticas tradicionais prejudiciais e a falta de acesso pelas raparigas e mulheres aos serviços de saúde sexual e reprodutiva.

Nazira Abdula disse ainda que a eliminação da fístula obstétrica requer a intervenção de vários sectores pelo que apela a sociedade civil a eliminar as práticas nocivas como os casamentos prematuros, gravidezes precoces e a procura tardia dos cuidados ao parto.

No país são notificados anualmente dois mil e quinhentos novos casos de fistula obstétrica. (RM)