Imprensa

CNE capacita órgãos de administração e gestão

05/10/2017 11:01
CNE capacita órgãos de administração e gestão

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) promove na semana em curso um ciclo de capacitações conjuntas aos diversos órgãos de Administração e Gestão Eleitoral na cidade de Quelimane, província central moçambicana da Zambézia.

A capacitação, destinada aos membros, funcionários e agentes dos órgãos eleitorais idos do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) e da Comissão Nacional de Eleições (CNE), visa munir os participantes de matérias sobre o relacionamento com os órgãos de comunicação social e intervenção pública dos membros dos órgãos eleitorais. 

A articulação interna entre os órgãos eleitorais com as instituições públicas e privadas, ética e código de conduta dos órgãos de apoio, estão entre as temáticas em destaque no evento de dois dias, com termo previsto para quinta-feira.
Falando na sessão de abertura, o Presidente da Comissão Provincial de Eleições da Zambézia, Emílio Mpanga, disse que o curso se enquadra na estratégia global da CNE visando minimizar a ocorrência dos conflitos eleitorais.
A necessidade de reforço da capacidade técnica dos quadros dos órgãos eleitorais a nível provincial reveste-se de grande importância, pois constitui o cerne do processo que todos nós almejamos”, disse Mpanga. 
Por sua vez, o primeiro vice-presidente da CNE, António Chipanga acrescentou que o objectivo é potenciar os órgãos de apoios para assegurar que os próximos pleitos decorram sem grandes sobressaltos no país. 
“O objectivo da formação não é transformar os técnicos do STAE em legisladores nem em juízes, mas somente munir-vos de ferramentas para agir dentro dos fundamentos legislativos que orientam o nosso processo”, disse Chipanga.
A Comissão Nacional de Eleições e seus órgãos de apoio não são “uma Ilha” no país, pelo contrário membros do Estado moçambicano, cuja função é implementar as regras instituídas à manifestação e realização da democracia representativa. 
(AIM)