Imprensa

Boane/necessária assistência urgente à população afectada pelo vendaval

25/02/2016 09:12
Boane/necessária assistência urgente à população afectada pelo vendaval

Cerca de 400 famílias das localidades de 25 de Junho, Sangral e Motaze 10, do distrito de Boane, província de Maputo, sul de Moçambique, estão necessitando urgentemente de assistência básica.

Ao todo são 1.648 famílias afectadas pelo vendaval que sacudiu, último sábado, casas, escolas e outras infra-estruturas daquele distrito, tendo causado a morte de sete pessoas.
A tempestade alia - se a seca que vem assolando Boane nos últimos tempos, tendo até então, destruído cerca de 3.038 hectares de culturas.
Falando hoje, a imprensa, naquele distrito que se localiza a cerca de 30 quilómetros a oeste da capital moçambicana, Maputo, o deputado Manuel Chang, da Assembleia da República (AR), o parlamento, disse não ser fácil prever as consequências dos fenómenos naturais.
Chang, que encabeçou a visita dos parlamentares da bancada da Frelimo na AR, lamentou as mortes causadas pelo vendaval.
“Viemos nos solidarizar com as famílias que perderam os ente - queridos. Por mais que se tomem medidas é difícil prever situações destas”, disse, mostrando-se, de seguida, satisfeito por ter observado que a população está interessada em se reerguer da catástrofe.
Por sua vez, a administradora de Boane, Teresa Mauaie, revelou que o Governo já distribuiu, as vítimas do vendaval, oito toneladas de farinha de milho, 1.800 quilogramas de feijão, bem como outros produtos básicos de higiene.
Mauaie garantiu que os produtos básicos, ora distribuídos, não vão bastar para toda a população afectada, pelo que as campanhas de solidariedade vão continuar a ser lançadas tendo como alvo diversificadas sensibilidades nacionais e estrangeiras.
“Não vai ser possível abranger a todas as famílias porque, até aqui, o produto não é suficiente. Mas há uma campanha de solidariedade em curso”, afirmou.
Nos bairros afectados, observam-se casas desabadas, árvores de grande porte desenraizadas, contentores voltados para cima, chapas de zinco ‘rasgados’ e deformados, o que prova a intensidade do vendaval.
(AIM)