Beira e Dondo contam com novos autocarros
A província de Sofala conta, desde hoje, com 15 novos autocarros alocados pelo Governo, adquiridos recentemente na China com objectivo de minimizar a crise de transporte no país. A cerimónia de entrega foi orientada pela Vice-Ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Ribeiro, que prometeu mais autocarros para todo o país em princípios de 2018.
Dos 15 autocarros, 11 são para a cidade da Beira e quatro para o município de Dondo, no âmbito descentralização dos transportes públicos urbanos, que culminou com a extinta empresa Transportes Públicos da Beira pelo Governo, cujo activos foram distribuídos pelos municípios da Beira em 70 por cento e 30 por cento para a autarquia de Dondo.
Manuela Ribeiro referiu na ocasião que o Governo espera disponibilizar, até Fevereiro do próximo ano, mais 380 autocarros em todas as cidades do país e que com a chegada dos mesmos, combinada com uma boa gestão, com a actualização gradual das tarifas, reduza-se a crise dos transportes no país.
A extinta empresa dos TPB estava praticamente falida, pois já não tinha nenhum autocarro. Os 300 trabalhadores estão felizes com a alocação destes 15 autocarros. Mas tembém preocupados com dívidas salariais.
O Conselho Municipal da Beira deixou ficar claro que irá rever o quadro do pessoal, que não assumirá as dividas e que os novos salários serão pagos na base da lei laboral moçambicana e que que não haverá Conselho de Administração na nova empresa de transportes.
O município do Dondo garantiu igualmente que manterá o quadro do pessoal.
Refira-se que devido a problemas de distribuição de activos da extinta empresa, o CMB chegou a renunciar a gestão da nova empresa.