Imprensa

Banco Mundial financia reabilitação de Sistema de drenagem em Chimoio

21/11/2017 09:22
Banco Mundial financia reabilitação de Sistema de drenagem em Chimoio

O Banco Mundial injectou 20 milhões de meticais para reabilitação e melhoramento do sistema de drenagem na Avenida de Trabalho, na cidade de Chimoio, capital da província central de Manica.

A obra, cuja primeira pedra foi lançada esta segunda-feira, será executada pela empresa Nova Construções, com uma duração de sete meses e .
O presidente do Conselho municipal de Chimoio, Raul Conde, falando na cerimónia de lançamento da obra, desafiou ao empreiteiro no sentido de honrar com o prazo de entrega da empreitada, tendo aos mesmo tempo exigido melhor qualidade para que a mesma possa servir os munícipes por muitos e longos anos.
 Viemos testemunhar o inicio duma obra que pensamos, nós, que vai permitir o escoamento das águas na cidade, principalmente nesta zona baixa onde temos verificado poças quando chove dificultando a circulação de pessoas e viaturas. Tem acontecido porque o sistema que existe é obsoleto e necessita duma reabilitação. Foi por causa disso que a edilidade mobilizou recursos para que se faça uma intervenção urgente e profunda neste troço considerado crítico, disse Conde.
O edil exigiu maior responsabilidade ao empreiteiro de forma a garantir que até mês de Maio de 2108 a obra seja entregue com devida qualidade.
 Ao empreiteiro pedimos muita seriedade porque esta é obra do povo. Dentro do prazo estabelecido deve ser entregue e com devida qualidade para possibilitar uso adequado e dure mais tempo. Enquanto este trabalho acontece, continuaremos a mobilizar mais recursos para resolver outros problemas que afectam a nossa cidade, afirmou.
A reabilitação da drenagem da avenida de Trabalho vai permitir a saída de águas negras que, por vezes, tem inundado a cidade de Chimoio, sobretudo na época chuvosa. 
A ideia, segundo o empreiteiro, é fazer com que as águas sejam transportadas até ao rio Muenedzi, um dos cursos que serve de respirador da cidade através de uma conduta construída na era colonial.