Imprensa

Baloi condecorado com Grã-Cruz do Brasil

12/05/2017 07:46
Baloi condecorado com Grã-Cruz do Brasil

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, foi condecorado hoje, em Maputo, com o grau de Grã-Cruz, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros.

Instituída há 85 anos, a Ordem destina-se aos Chefes de Estado, Chefes de Governo, Príncipes das Casas Reinantes, Presidentes do Poder Legislativo entre outros líderes que tenham exercido “grandes feitos” para o país.
A cerimónia de agraciação, que se realizou em Maputo, foi dirigida pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Ferreira, que se encontra a efectuar uma visita a Moçambique.
Falando momentos após a cerimónia, Baloi afirmou que o acto representa, em particular para si, a entrega das equipas que o têm acompanhado ao longo da trajectória de servidor público, dentro e fora do país.
O ministro, que descreveu o seu percurso no Governo, desde a era dos antigos Presidentes da República Joaquim Chissano e Armando Guebuza, até ao actual Chefe de Estado, Filipe Nyusi, sublinhou que os governos moçambicano e brasileiro têm-se esforçado para garantir os progressos que se registam na cooperação bilateral.
Segundo o governante, “as sementes lançadas pelos dirigentes brasileiros e moçambicanos, há mais de quatro décadas, brotam e florescem em campo fértil”.
Sobre os progressos, vincou que se mostram irreversíveis e que devem superar os percalços conjunturais, considerando o compromisso histórico em ambos países.
“Podemos notar, com grande satisfação, a indubitável evolução das relações entre os nossos dois governos, a cooperação entre os nossos países e a aproximação cada vez maior entre os nossos povos”, disse.
Por seu turno, Ferreira, que reconheceu a carreira política de Baloi, disse que a diplomacia do galardoado está carregada de uma vasta experiência na promoção da paz, concórdia, cooperação entre os países de África, da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, bem como das Nações Unidas.
O ministro frisou que Baloi tem colocado a diplomacia moçambicana como um instrumento de serviço para o desenvolvimento e bem-estar dos moçambicanos.
Para Ferreira, Baloi tem administrado a diplomacia de forma segura desde os tempos até a está parte.
“Foi para mim, Senhor Ministro, uma ocasião, um prazer, ter mantido contacto consigo. Quero dizer ao Senhor que nutro uma extrema simpatia por si, das suas conversas muito produtivas e construtivas”, afirmou Ferreira.
O grau de Grã-Cruz estende-se ainda para Presidentes dos Tribunais Supremos, Embaixadores, Governadores, Almirantes, Marechais, Marechais-do-Ar, Almirantes-de-Esquadra, Generais-de-Exército, Tenentes-Brigadeiros e outras personalidades de hierarquia equivalente.
Testemunharam o acto os Embaixadores de Moçambique no Brasil, Manuel Lubisse, do Brasil em Moçambique, Rodrigo Soares, bem como membros do Conselho Consultivo do ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique e do Brasil.
(AIM)