Imprensa

Balanço preliminar do MISAU aponta para passagem de ano calma

02/01/2016 16:44
 Balanço preliminar do MISAU aponta para passagem de ano calma

O vice-ministro da Saúde, Mouzinho Saíde, diz que um balanço preliminar aponta que a transição do ano foi muito calma, quando comparada à transição de 2014 para 2015.

Saíde falava hoje à imprensa, em Maputo, minutos após oferecer um enxoval ao bebé do ano, que é uma menina nascida com cerca de três quilogramas, no Hospital Central de Maputo (HCM), a maior unidade sanitária do país.
“Aquilo que vimos, através dos profissionais de saúde, que estiveram a trabalhar, aqui, é que a noite foi calma. Estamos a fazer o balanço de todo o país. Até agora, temos sinais de que, de facto, houve uma passagem de ano relativamente calma, mas iremos ter resultados mais substanciais mais tarde”, salientou ele.
O governante disse esperar que esta tranquilidade se mantenha e que haja responsabilidade por parte dos cidadãos, de modo que não se sobrecarreguem os serviços de saúde com coisas que se podem prevenir.
Para o efeito, Saide aconselhou aos cidadãos para que evitassem os excessos e que estejam prontos para garantir que os novos desafios deste ano sejam superados.
“No sector de saúde, o que nós queremos é garantir mais acesso a cuidados de saúde e mais qualidade no serviço de saúde. Garantir que, de facto, haja mais desenvolvimento e que haja mais satisfação por parte dos nossos utentes”, sublinhou.

O Vice-Ministro aproveitou a oportunidade para saudar todo o povo moçambicano, desejando que este ano seja melhor, em que prevalece o amor, o carinho, a paz e que haja mais saúde. (AIM)