Imprensa

BM revoga licença da caixa cooperativa de crédito

10/05/2017 14:53
BM revoga licença da caixa cooperativa de crédito

O Banco de Moçambique (BM) decidiu revogar a autorização para o exercício da actividade concedida à Caixa Cooperativa de Crédito, entidade micro-financeira com sede na cidade de Maputo.

A medida, autorizada pelo Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, surge em resposta a solicitação da autorização à cessação de actividades e cancelamento da licença que lhe foi concedida para o exercício da actividade como cooperativa de crédito.
Ao abrigo da medida, o banco central ordenou a dissolução e liquidação da sociedade assim como a designar o Fundo de Garantia de Depósitos, como liquidatário da sociedade, a quem caberá praticar todos os actos necessários à liquidação e partilha da massa da instituição liquidanda.
No dia cinco do mês em curso, o BM revogou a autorização para o exercício de actividade concedida ao Microbanco Fides Moçambique, também em resposta a solicitação de uma autorização à cessação de actividades e cancelamento da licença concedida para o efeito, como microbanco do tipo Caixa Geral de Poupança e Crédito.
No entanto, segundo um comunicado de imprensa do banco central, recebido pela AIM, a manutenção da estabilidade do sistema financeiro e o reforço da confiança dos depositantes e do público em geral continuam a constituir os objectivos fundamentais do Banco de Moçambique.
(AIM)