Imprensa

Aumenta apetência pelo passaporte moçambicano

10/05/2018 11:39
 Aumenta apetência pelo passaporte moçambicano

O Serviço Nacional de Migração (SENAMI) denuncia a existência de cidadãos estrangeiros, alguns dos quais associados a redes criminosas, que submetem requerimentos para a obtenção do passaporte moçambicano, recorrendo a esquemas fraudulentos que envolvem funcionários da instituição.

Cira Fernandes, porta-voz do SENAMI, explica que o aumento da procura pelo passaporte moçambicano pode estar relacionado ao facto de este inspirar mais respeito comparativamente a outros documentos emitidos noutros países da região, e não só.

Pesa igualmente o facto de o cidadão moçambicano ter uma imagem respeitada além-fronteira devido à sua conduta, regra geral idónea, e a todas as circunstâncias sociais e económicas que fazem de Moçambique um país apetecível para viver e fazer negócio.

Segundo Cira Fernandes, o facto de o nosso país ter boas relações com outros países, com a maioria dos quais assinou acordos de supressão de vistos, é outro factor que leva os estrangeiros a ser tentados a obter passaporte moçambicano, de modo a usufruir dessas facilidades.

“Temos 71 processos retidos de cidadãos estrangeiros que, a todo custo, procuram obter o nosso passaporte. Estes processos foram indeferidos. Constatámos que os requerentes são oriundos de países que não têm isenção de vistos com muitos outros com quem Moçambique mantém boas relações. Apesar de terem bilhetes de identidade nacional, cuja emissão também requer uma averiguação, os mesmos apresentam indícios de que o processo de pedido de emissão de passaporte está ferido de ilegalidades, isso olhando para os traços e as características das pessoas”, explicou Cira Fernandes.

Para este grupo de estrangeiros, segundo a fonte, o Bilhete de Identidade não traz muitas vantagens senão o passaporte, que usam para viagens facilitadas para países com os quais o cidadão moçambicano é bem visto, sobretudo quando em viagens de negócio. Para o SENAMI, todos mecanismos de segurança continuarão a ser implementados com vista a aniquilar todas as tentativas de obtenção do passaporte moçambicano de forma ilegal.

Num passado recente, representações diplomáticas moçambicanas na África do Sul conseguiram estancar focos de falsificação de passaportes que envolviam redes criminosas.