Augusta Maíta fiscaliza violação do período de defeso pesqueiro
A Ministra do Mar, Águas interiores e Pescas, Augusta Maíta trabalha desde esta quarta-feira até Sábado, na Província da Zambézia.
Augusta Maita, desembarcou esta tarde no aeródromo de Quelimane. A primeira visita como Ministra do Mar, Águas interiores e pescas, à Zambézia ocorre numa altura em que se registam violações ao período de defeso de pesca de arrasto, em vigor desde Dezembro.
Dados da Direcção Provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas, indicam que desde o início de período de veda foram interpelados mais de 20 pescadores, tendo sido multados em cerca de setecentos mil meticais.
A pesca no período de defeso, compromete a reprodução das espécies marinhas, contribuindo para a redução da disponibilidade do pescado para o consumo no mercado local.
Por outro lado, o Director do serviço Distrital de Actividades Económicas em Pebane, José Manuel admite a possibilidade de ocorrência de pesca ilegal nas ilhas primeiras e segunda bem como na ilha de Fogo, perigando espécies protegidas, como tartaruga marinha, tubarão e dugongo.
A fiscalização naquelas Ilhas está suspensa há cerca de onde anos, por falta de meios devendo retomar em Abril. (RM)