Imprensa

Assistidas 11 mil crianças órfãs e vulneráveis em Maputo

02/11/2017 10:17
Assistidas 11 mil crianças órfãs e vulneráveis em Maputo

Cerca de 11 mil crianças órfãs e vulneráveis foram assistidas, na cidade de Maputo, a capital moçambicana, no ano em curso, segundo a Governadora da cidade de Maputo, Iolanda Cintura.

Discursando na segunda sessão do Conselho Coordenador da Direcção do Género do Gabinete, Criança e Acção Social, subordinado ao lema, Por uma assistência social mais sustentável, juntos na luta contra a pobreza, violência, casamentos prematuros e mendicidade na cidade de Maputo, Cintura disse que outras 12 mil pessoas receberam apoio social na mesma época.
Tinham sido planificadas assistir 9.817 crianças, mas verificou-se um aumento, disse a governadora, sublinhando que registou-se ainda, no período em alusão, um aumento de centros infantis de 17 para 19.
Explicou que foram assistidos 4.400 idosos a nível da capital moçambicana.
Segundo Cintura, foram assistidas 6.218 crianças em centros fechados em 2017 contra 840 em 2016.
Visando promover a equidade do género para assegurar a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, foram capacitadas 611 mulheres das 610 planificadas, capacitadas 19 associações constituídas por mulheres.
A ministra, que almeja verr o combate contra violência doméstica mais forte, disse que foram assistidos 294 casos de violência doméstica no ano em curso.
Esta violência incidiu mais sobre mulheres. Foram 182 casos sobre mulheres e 49 sobre crianças, referiu.
Por isso, prosseguiu a ministra,  exortamos a todas forças vivas da nossa sociedade para que se usem os mecanismos existentes para denunciar os violadores e tomar medidas preventivas para que possamos estancar este mal.