Imprensa

Aprovada estratégia de desenvolvimento económico do corredor de Nacala

30/11/2016 07:55
Aprovada estratégia de desenvolvimento económico do corredor de Nacala

O Governo moçambicano aprovou esta terça-feira a Estratégia de Desenvolvimento Económico de Nacala (PEDEC), que estabelece os princípios que devem nortear o processo de desenvolvimento daquela região do Norte de Moçambique.

Pretende-se, com a estratégia, promover um desenvolvimento integrado e estimular investimentos no Corredor de Nacala, que abrange cinco províncias, nomeadamente Nampula, Cabo Delgado, Niassa, Tete e nove distritos da Zambézia, estas ultimas duas províncias localizadas no centro do país.
O documento foi aprovado na 41ª sessão do Conselho de Ministros havida hoje, em Maputo.
A porta-voz da sessão, Ana Comoana, explicou, durante o briefing à imprensa, que o objectivo é formular, uma estratégia de desenvolvimento regional integrado, de modo a orientar, de forma apropriada, o desenvolvimento e o investimento na região do Corredor de Nacala.
“Espera-se que essa estratégia venha a contribuir para o desenvolvimento integrado no corredor da região, bem como a extensão desse mesmo desenvolvimento para as áreas circunvizinhas”, disse.
Em princípio, segundo Comoana, estão planificados 232 projectos que deverão acontecer nesta área nos diferentes sectores de actividade económicas, incluindo o de infra-estruturas públicas e privadas.
Disse ser desejo do governo que seja possível instalar uma base de dados de referência sobre os projectos, através de um sistema de informação geográfica.
“Espera-se também que a estratégia venha a contribuir para elaboração de mapas topográficos sobre as áreas seleccionadas, que são, em princípio, as áreas urbanas ao longo do corredor de Nacala e em outras abrangidas pela estratégia”, afirmou.
Em termos de visão estratégica, a porta-voz disse ser objectivo da estratégia criar-se uma região “pacífica, próspera, igualitária, livre da pobreza e em harmonia com o ambiente”. 
Por siso, segundo a fonte, estão definidas, nessa estratégia, metas de desenvolvimento económico, social e de âmbito ambiental, entre outras.
Na mesma sessão, o governo aprovou um decreto que altera o regulamento da Lei de Jogos, que vigora desde 2010, bem como a resolução que aprova a estratégia nacional de redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), para além do Regulamento do Trabalho.
Apreciou também várias informações, entre as quais sobre as acções realizadas, pelos sectores, no combate a epidemia do HIV/SIDA.
(AIM)