Alunos abandonam a escola em Nkondezi
Mais de três mil alunos da localidade de Nkondezi, na província central de Tete, em Moçambique, abandonaram a escola, no presente ano lectivo, fugindo do clima de insegurança que se vive naquela região devido a actual tensão política.
O jornal O Pais que anuncia o facto, cita o chefe da localidade, Orlando Sopinho, a apontar o Malawi como local de destino destes alunos que procuram de refúgio naquele país vizinho e, como consequência, pelo menos seis escolas encontram-se encerradas naquela localidade.
Muitas famílias levam seus filhos para o Malawi a procura de um lugar mais seguro, disse Sopinho.
A fonte adiantou que a fuga dos alunos está a dificultar a planificação das aulas por parte dos professores.
Dados das agências internacionais indicam que o campo de refugiados de Kapise, no Malawi, ultrapassou a sua capacidade para albergar condignamente as pessoas que chegam a procura de refúgio.
A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) avança que no total estão a viver naquele campo mais de 10 mil pessoas, quando apenas foi concebido para acolher duas mil.
Monique Ekoko, representante do ACNUR no Malawi, revelou que chegam diariamente naquele acampamento cerca de 300 pessoas facto que esta já a levantar sérios problemas de saneamento.
O ACNUR, segundo Ekoko, já pediu ao Governo do Malawi mais espaço para poder receber as pessoas condignamente.
(AIM)